Curiosidades

Principais Pontos Turísticos.

Opera House, em Sydney

Construído pelo famoso arquiteto dinamarquês Jorn Utzon, o Opera House foi inaugurado em 1973 e é considerado uma das maiores obras de arquitetura do século XX. Inclui teatros, estúdios de ensaios, auditórios, quatro restaurantes, seis bares e inúmeras lojas de presentes. Um dos maiores símbolos do país, faz parte do patrimônio da humanidade pela Unesco.
Fraser Island

Um dos locais mais extraordinários na Austrália. A ilha está localizada no litoral sul de Queensland. É um paraíso para quem gosta de natureza, são aproximadamente 120 km de extensão de praias de areia branca e cerca de 200 lagoas de água doce e cristalina.
Sydney Harbor Bridge

A famosa Ponte da Baía de Sydney construída em 1932 é uma das principais atrações turísticas do país ao longo dos anos. A ponte é palco de um dos tours mais fantásticos que você poderá fazer em sua vida, caso não tenha problemas com altura.
Grande Barreira de Corais

Um dos pontos turísticos mais visitados na Austrália. Com uma extensão de cerca de 2200 km, situada junto à costa nordeste de Queensland.
Seus recifes de corais abrigam muitos animais: polvos, lulas, peixes e tubarões, que vão em busca de abrigo e alimentos. A Grande Barreira de Corais recebe cerca de 2 milhões de visitantes a cada ano, com cerca de 1500 barcos operando diversos tours.
Jamison Valley

Em Jamison Valley pode-se desfrutar de um passeio inesquecível de teleférico e apreciar a cadeia montanhosa conhecida como Blue Mountains, além de apreciar a beleza das Cataratas de Katoomba.
Kakadu National Park

O Kakadu National Park é também um local de Patrimônio Mundial e é conhecido pela riqueza de seus sítios aborígines. O parque abrange uma vasta área florestal cortada por vários rios. O turismo no local demanda tempo para apreciar as belezas do terreno, com formações rochosas belíssimas e exuberante vegetação repleta de animais nativos.
Port Arthur

Esta prisão foi fundada em 1830 e é uma grande atração turística na Tasmânia, onde os visitantes podem fazer um tour guiado com várias atrações e caminhadas. Reflete a história dos prisioneiros.
Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta

O parque é um dos maiores ecossistemas terrestres no mundo, famoso por ter uma enorme formação rochosa venerada como um símbolo espiritual, um local sagrado para os povos aborígines da região. Suas medidas ultrapassam 300 metros de altura e com 8 quilômetros de circunferência.
Amp Tower Centrepoint (Torre de Sydney)

É o edifício mais alto de Sydney.  É possível visualizar praticamente toda a região metropolitana da cidade. Possui dois restaurantes giratórios nos pavimentos inferiores e uma plataforma de observação, aberta ao público, no topo, a cerca de duzentos e cinquenta metros de altura.
National Gallery of Australia

A Galeria Nacional da Austrália é o espaço de algumas das melhores coleções de arte da Austrália, com mais de 120 mil obras. Foi criada pelo governo Australiano no ano de 1967.








Curiosidades australianas

- O telhado do Sydney Opera House pesa mais de 161 mil toneladas.
- A Austrália tem a maior ilha de areia do mundo, Fraser Island, que está na costa de Queensland, cerca de 200 km ao norte de Brisbane.
- A Tasmânia tem o ar mais puro do mundo.
- Melbourne tem a segunda maior população de gregos no mundo, depois de Atenas.
- O primeiro clube de salva vida no mundo foi fundado na praia de Bronte, em Sydney, em 1903.
- Desde 1896, com o começo das olimpíadas modernas, apenas a Grécia e a Austrália participaram em todos os jogos.
- Existem apenas dois mamíferos que põem ovos no mundo, sendo que ambos vêm da Austrália: a echidna e o ornitorrinco.

Invenções australianas

- Equipamento de navegação aérea, chamado de “equipamento medidor de distância”
- A caixa preta
- Sistema de refrigeração
- O australiano Howard Florey é o co-descobridor da penicilina.
- Passagem de avião volta ao mundo
- A caixa térmica
- Ultrassom
- Vacina Antraz
- Marca-passo
- Escorregador inflável para saída de aeronave em emergência
- Micro cirurgia
- Remédio anti-gripe
- Ouvido biônico
Artistas e Atores australianos
Artes Visuais
Artistas Aborígines e de Torres Strait Islanders
Emily Kngwarreye
Ken Thaiday
Rover Thomas
Artistas Não Indígenas
Arthur Boyd
Sir William Dobell
Ken Done
Pro Hart
Robert Hughes
Sidney Nolan
Leslie Petty
Brett Whitely
Artistas Imigrantes
Olegas Truchanas
Sali Herman
Imants Tillers
Crítico de Arte
Robert Hughes
Artes Performáticas
Dança Australiana
Companhias Australian Ballet, Sydney Dance Company
Coreógrafos, Dançarinos Stephen Page, Lucy Guerin, Gideon Obarzanek
Orquestras
8 orquestras profissionais Orquestras da Austrália
Australian Chamber Orchestra
Australian Art Orchestra
Opera
Opera Australia, the national company
Dame Nellie Melba
Dame Joan Sutherland
Deborah Riedel
Lisa Gasteen
Yvonne Kenny
Músicos
Guitarrista Slava Grigoryan
Violinista Richard Tognetti
Pianistas Roger Woodward, Geoffrey Tozer
Condutores Simone Young
Compositores Percy Grainger, Larry Sitsky, Peter Sculthorpe, Richard Meale, Ross Edwards
Rock Contemporâneo
Christine Anu
Kylie Minogue
Natalie Imbruglia
Regurgitator
Savage Garden
Silverchair
The Whitlams
Yothu Yindi
Literatura
Prêmios Internacionais
Prêmio Nobel de Literatura, 1973 Patrick White
Prêmio Booker Thomas Keneally
Peter Carey
Prêmio Petrarch de poesia Les Murray
Bestsellers Internacionais
Bryce Courtenay
Germaine Greer
Colleen McCullough
Morris West
Prosa
Helen Garner
David Malouf
Elizabeth Jolley
Archie Weller
Tim Winton
Kate Grenville
Janette Turner Hospital
Poesia
B. ('Banjo') Paterson
A. D. Hope
Judith Wright
Bruce Dawe
Geoff Page
Autores Indígenas e Imigrantes
Oodgeroo Noonuccal
Sally Morgan
Brian Castro
Fotini Epanomitis
Beth Yahp
Cinema
Oscars recentes
Shine (1996)
Babe (1995)
Priscilla, Queen of the Desert (1994)
The Piano (1993) Mais numerosas nomeações ao Oscar para filmes e atores australianos
Cineastas
Bruce Beresford
Baz Luhrmann
Peter Weir
Atores
Cate Blanchett
Russel Crowe
Judy Davis
Mel Gibson
Nicole Kidman
Deborah Mailman
Geoffrey Rush
Cinematografia
Dean Semmler Filmes de estúdios americanos, tais como Matrix e Missão Impossível 2, e as maiores produções australianas agora usam complexos de estúdios state-of-the-art locais. A série de filmes Crocodilo Dundee com Paul Hogan foi popular com audiências no mundo todo por seu retrato de percepções sobre a identidade nacional da Austrália.
Cada cidade da Austrália possui hábitos diferentes da outra devido a diferença de situação geográfica e colonização. Por exemplo, Melbourne é uma cidade sem praia, pois apesar do mar perto, a parte que dá para o mar é usada como porto. A primeira praia boa está no bairro de St.Kilda, à cerca de 20 Km do centro. Por isso, a galera de Melbourne não é tão ligada ao mar como a de Sydney a da Gold Coast, ou de Perth. Em Melbourne, as pessoas se dedicam mais ao trabalho e a grana, e como passa-tempo de fim de semana, vão para os parques fazer picnic, jogar Cricket, Rugby, ou Golf. Claro que há gente ligada à esportes aquáticos como o Kite Surf ou o próprio Surf em praias mais distantes, mas o forte mesmo e a vida de cidade grande em si. Jantar fora e ir aos Shoppings quando é uma atividade feita por 9 entre 10 Melbournianos. Coisa similar acontece em Brisbane, onde as cidades de Gold e Sunshine Coast que são as praias mais perto, estão a 1 hora de distância.
 Nas cidades com praia, o estilo de vida e hábitos da população são completamente diferentes. Adelaide, Sydney e Tasmania, podem sofrer invernos com temperaturas próximas a zero graus de manhã cedo, e isso impede várias atividades ao ar livre serem feitas. Já nas cidades de Queensland, Perth e Sydney, (Sydney também sofre de vez em quando com invernos frios) a maioria da população tem hábitos mais relaxados, muita atividade ao ar livre e sem tanta correria por grana (exceto Sydney que também é chamada as vezes de Rat Race, ou corrida de ratos).
 Os australianos antigamente tinham um expediente de trabalho das 9 às 5 da tarde, mais isso já não vale para quase ninguém, exceto para orgãos do governo. A grande maioria da população acorda cedo, e muitas empresas iniciam o serviço às 7 da manhã e acabam lá pelas 5 da tarde. Em contrapartida, se não for num fim de semana ou num dia especial, a galera vai pra cama cedo, não mais que 10 da noite. Basta sair às ruas depois das 9 da noite, que às vezes encontra-se a mesma praticamente deserta.
 Um hábito australiano que também mudou foi o de tomar um café da manhã mais devagar e reforçado, com ovos, bacon, batatas, cereal e sucos.Agora muita gente sai de casa na correria e acaba comendo uma Meat Pie (torta de carne moída) na rua, acompanhada de um suco em pacote. Ao chagar ao trabalho, a primeira coisa é tomar uma xícara grande de café (aguado) ou um chá com leite pingado. No lanche (não se almoça na Austrália) come um sanduiche, sushi, batatas fritas ou biscoitos salgados em pacotes, fast food, ou qualquer outra coisa rápida vai bem, principalmente pelo fato da maioria dos trabalhadores terem só 30 minutos para lanche. No jantar é que se come direito, sendo que cada vez mais estão usando comida pré-pronta comprada nos supermercados. O trabalho e as tarefas domésticas de um australiano são tantas, que cada vez sobra menos tempo para o lazer, exceto nos fins de semana. Estes também estão se tornando parciais, devido ao número de pessoas que trabalham em mais de um emprego, ou trabalham também nos fins de semana.
  O domingo ainda é o dia oficial dedicado à família. Ou vai-se a praia, ao shopping, cuida-se do jardim da casa, faz-se melhorias nas ditas, cuida-se do carro, e religiosos comparecem as igrejas. Domingo também é dia de assistir jogos de cricket e Rugby pela TV, além de corridas de carros. Cada vez mais uma parcela da população está aproveitando esses dias de folga para passeios e caminhadas por trilhas e montanhas. O fins de semana são os dias em que mais se birita na Austrália, sendo que a cerveja ainda continua sendo a bebida mais popular, principalmente nos pubs. Comer fora no domingo é uma forma do australiano descansar das tarefas da semana, não tendo que cozinhar nem lavar a louça. Fumar está cada vez mais restrito, não só pelo preço exorbitante do veneno, mas também pelas proibições de fumar em locais fechados, shoppings, restaurantes, e até mesmo em áreas públicas, como é o caso de um projeto de não poder mais fumar nas praias. O Australiano fuma demais em comparação com outros povos, mas a cada ano os partidários da fumaça vêm diminuindo.
Nota do autor: Quando eu cheguei na Austrália e fui tomar umas cervejas num Pub, o que me chamou mais a atenção era a velocidade com que os australianos bebiam cerveja. Enquanto eu estava no primeiro copo, já tinha gente no terceiro ou quarto. Fiquei sabendo depois que esse hábito é antigo, dos tempos quando os pubs fechavam às 6 da tarde (por lei), e as pessoas saiam do trabalho às 5, ou seja, só tinham uma hora para beber. Mas mesmo nos dias de hoje a velocidade espanta. Se dessem uma piscina de cerveja para os australianos, com certeza alguns morreriam afogados.
  Palavras como Mate e Cheers são largamente usadas quando um australiano se dirige a um outro, ou mesmo à um desconhecido. O australiano normalmente é uma pessoa muito aberta, que puxa conversa facilmente com qualquer pessoa. Dá para perceber que muitos são alegres e felizes. A escola ensina desde cedo a educação no trato com outra pessoa, e não é raro quando caminhamos de manhã cedo na praia, recebermos pelo menos uma dúzia de bom-dias. O mesmo em relação ao "Please" e ao "Thank you"que se não forem usados ao se pedir alguma coisa, você poderá simplesmente ser ignorado. Nesse caso, a educação se incorporou ao hábito, e apesar da galera mais nova não exercer muito boas maneiras, o respeito ainda não acabou. Para um Australiano, a certeza de que a Austrália é um país sortudo é absoluta. Você vai reparar no decorrer de um ano, a quantidade de vezes que isso é falado na televisão em reportagens sobre desgraças ou problemas em outros países. Isso não é falado pelos apresentadores, mas por pessoas comuns entrevistadas. Não é para menos, pois qualquer pessoa que não tenha problemas de saúde ou financeiro, vai se sentir num paraíso. Belezas naturais, espaço nas cidades, baixíssima poluição, água do mar transparente, estabilidade econômica e de governo, além de muito poucas ocorrências de desastres naturais. Esses fatores se traduzem em uma única descrição do povo australiano como um todo: É um povo feliz e de bem com a vida. Numa pesquisa recente efetuada com aposentados entre 65 e 80 anos, deu um resultado muito curioso: 90% dos 10 mil entrevistados marcaram a opção "muito feliz" quando perguntados como se sentiam em relação a vida que levavam no momento (as outras opções eram Feliz,  Pouco feliz, Indiferente e Infeliz). O australiano ama a Austrália profundamente.
  É fácil de perceber que a pesquisa é verdadeira, pois basta sair na rua que a galera mais coroa cumprimenta sempre com um sorriso e uma piadinha ou interjeição engraçada. Já a galera mais nova não tanto, mas mesmo assim muitos mostram sempre um rosto alegre para um estranho. Se você for num pub, dificilmente irão passar mais de 5 minutos sem que alguém chegue perto e puxe conversa. Claro que não é todo mundo que ri a toa, tem senso de humor, ou puxa conversa, mas um número significativo o faz. "Amistoso" poderia ser considerada uma das principais características do Australiano. Também isso não quer dizer que todo mundo vai virar seu amigo e o que ocorre é diferente. Se mostrar cortês, sorridente e amistoso, não significa que um aussie vai querer virar seu amigo do peito da noite pro dia. Amizade para um australiano é algo a ser cultivado com o tempo, e só depois de muito tempo de conhecer a pessoa é que provavelmente ela irá revelar detalhes mais íntimos ou de família. Considero fácil de fazer conhecidos na Austrália, mas daí até virar amigo do peito isso é outra história. E claro, vai depender de vários fatores como cidade, idade da pessoa, situação, filhos, sem filhos, afinidades, etc.
  O respeito é fundamental, e o australiano o preza muito. Trate-o bem com educação e a recíproca será verdadeira, caso contrário será ignorado. O modo de ser australiano também prevê uma independência pessoal (seja do homem ou da mulher), na qual dar palpite sobre a vida alheia, ou sugerir como a pessoa deve ou não fazer as coisas, muitas vezes pode não ser bem-vindo. Se a pessoa lhe perguntar diretamente o que você acha disso ou daquilo, aí tudo bem. O australiano considera intromissão como invasão de privacidade, e por conseguinte como falta de respeito, ou até mesmo abuso de liberdade. Um ou outro aceita, mas a maioria não, pois como disse antes, para se tornar íntimo de uma pessoa o australiano demanda tempo, e vai se abrindo aos poucos com prudência. É mais ou menos como numa casa, onde você conversa sempre com o dono do lado de fora da cerca, mas só entra se for convidado.
  Nem todo o australiano é bonzinho e deve-se ter cuidado, principalmente no ambiente de trabalho. Alguns não medem esforços para derrubar o outro e tomar o lugar. Já aconteceu com uma amiga, de ser contratada para gerente geral de uma loja de informática que pretendia dois gerentes para uma determinada área. Ambas foram contratadas e admitidas na empresa. Um dia minha amiga chegou atrasada, e no dia seguinte foi demitida. Ao conversar com um outro gerente de outro estado, ele contou que sabia do caso, e que a outra gerente tinha dito ao chefão que isso iria acontecer sempre, dizendo que ela sempre chegava atrasada. Disse também que durante o treinamento que fizeram, inclusive morando juntas num mesmo quarto de hotel, ela acordava sempre tarde, e ia dormir de madrugada. Era exatamente o contrário. Minha amiga sempre acordou cedo por volta das 5 da manhã, e sempre dormiu lá pelas 10 da noite. A outra gerente sim, é que nunca acordava na hora e chegava biritada do pub quase todos os dias. O resultado foi que a outra tornou-se gerente única de toda a área, e minha amiga ficou abismada como uma pessoa que ela considerava muito amiga, ter passado a perna nela desse jeito.
Cuidados também devem ser tomados ao selecionar mecânicos de automóvel. Agora conheço um bom, mas já passei por cada um que eram verdadeiros larápios. Já me fizeram trocar peças que não precisava e por aí vai. anância financeira existe na Austrália e estraga alguns australianos.
 O balanço final é que a maioria dos australianos são gente boa, amistosos e hospitaleiros, não interessa sua cor, raça, etc. Trate-o com respeito e será respeitado (não esqueça as palavras mágicas: "please" e "sorry"). Deve-se no entanto ter cuidado com algumas pessoas e manter o olho aberto, pois como em qualquer lugar, infelizmente não se pode confiar em todo mundo.

  O Padrão de vida na Austrália é alto que nem o Luizão, já que a mixaria mínima oficial é de mais de A$ 14 por hora trabalhada. Claro que o custo de vida também e alto como o Ricardão, mas acontece que o Luizão é mais alto que o Ricardão, e no final acaba sobrando alguma coisa pro Rogerinho. Mesmo com essa mixaria, da para viver direitinho sem luxos, mas dá. Tem também o Centrelink, que é a previdência social australiana, e que garante aos desempregados um mínimo de A$ 800 por mês até que consiga um emprego. Existem outros benefícios que o Centrelink dá, como por exemplo auxílio aluguel, mas isso é assunto para outra página. Um casal de classe média com nível superior e emprego full-time (ambos), tiram uma por ano cerca de A$ 90 mil, ou mais ou menos A$ 7.500 por mês bruto. Descontados os impostos (35%) ainda sobram A$ 59 mil na mão para gastar. A prestação da casa ou aluguel, levam mais A$ 15 mil por ano, e a comida, gasolina, vestuário, contas, etc uns outros 25 mil. No final ainda sobram A$ 19 mil pra botar na poupança, fazer viagens, trocar de carro, comprar pipoca, ou o diabo que quiserem fazer com o dinheiro.
 O fato é que vive-se muito bem na Austrália, e tomara que continue assim, porque a grande ameaça no momento, é que os empregos fixos de 40 horas por semana cada vez mais estão dando lugar aos empregos casuais ou de meio expediente. Com um salário de A$ 25 mil por ano (o mínimo), um casal sem filhos vive na bucha, sem sobrar grana para guardar. Existem pobres na Austrália, que são aqueles que ganham entre 10 mil e 25 mil, mas não existem mendigos. Tem muita mãe solteira que sustenta 2 ou 3 filhos com um salário mínimo, e passa muito sufoco, principalmente se tiver que pagar aluguel que leva metade dos 25 mil. De qualquer forma tem o básico para viver dignamente. Comparando com outros países, ser pobre na Austrália é mais fácil de sobreviver, pois existem serviços públicos que lhe ajudam.
Nota do autor: Já vi mendigos nas ruas, mas são ou doidões, ou pessoas que se recusam a trabalhar, ou ainda, estão aposentadas pelo governo por incapacidade física ou mental. Muitos vivem nas ruas até mesmo como opção. Legalmente a polícia não pode remover pessoas das ruas, salvo se esta pessoa constituir uma ameaça física ou sanitária à população. 
 Muitos australianos devem até as calças, porque o australiano é um consumidor desenfreado. Os australianos têm um dos maiores débitos no cartão de crédito no mundo, e continuam a gastar. Basta ir em qualquer shopping seja dia de semana ou não, que parecem cupins em madeira, tal a voracidade de comprar. Os mais coroas não são tão consumistas, mas os mais novos em sua maioria são, incluindo australianos com mais de 16 anos, e que passaram a receber mesada do governo. Eles detonam tudo no shopping.
Nota do Autor: Ao completar 16 anos, e se o jovem continuar estudando, o passa a receber cerca de A$ 400 por mês do governo, a título de ajuda de estudo. Por isso muitos jovens de 17 anos já moram sozinhos, dividindo apartamento com outros amigos, e complementando o orçamento com um bico aqui e ali.
 Ricos, existem muitos na Austrália, principalmente em Sydney e Melbourne, e põe rico nisso. Na verdade tem gente rica ou ficando rica em todos os lugares da Austrália. Um dos motivos, são as heranças dos pais, que outrora compraram imóveis baratos em áreas em desenvolvimento, e esses imóveis valem fortunas. Só para se ter uma idéia, uma área à beira mar na cidade de Noosa, na Sunshine Coast em Queensland, que foi comprada em 1964 por A$ 25 mil, hoje vale A$ 12 milhões. Na época ninguém queria, porque nem estrada direito tinha, mas hoje pode ser vendida por essa quantia na hora que o dono bem entender. Vai ter uma lista enorme de interessados em comprar. Na Austrália, nos referimos a estas pessoas como "Rich in Assets" ou seja, a pessoa não tem muita grana no banco, mas é rica em suas posses e propriedades. Essa parcela constitui a maioria dos ricos da Austrália.
 Na Austrália toda casa sem exceção têm geladeira, fogão, microondas, TVs e aparelhos de som e vídeo e agora DVd. Quem não tem, é porque não quer ter (como o meu pai, que acha que microondas dá cancer), pois com um dia de trabalho, qualquer australiano compra um micro-ondas último modelo na loja. A maioria esmagadora da população ainda mora em casas de 3 quartos, com garagem para um ou dois carros. De qualquer forma, em todas as cidades de porte da Austrália as pessoas cada vez mais estão aderindo aos apartamentos. O custo do terreno nessas cidades bateu na lua, e quando um bom terreno é posto à venda, a corrida de construtoras para arrematá-lo e construir prédio e enorme. Normalmente lançamentos imobiliários são vendidos em sua totalidade antes mesmo de iniciarem a construção.
 No entanto ganhar muito dinheiro trabalhando e ficar rico, é uma coisa muito difícil. Quanto mais se ganha, a taxação de impostos também aumenta, mas esse não é o problema principal. O difícil é encontrar uma brecha no mercado onde crescer, pois já estão ocupadas pelos grandes. A competição é ferrenha. Onde tem grana grossa, tem gente graúda na área, e eles fazem de tudo para derrubar e ficar com a fatia do bolo só prá eles. De qualquer forma, ainda é perfeitamente possível começar um negócio do zero na Austrália e se tornar um milionário, ou, se capacitar para chegar como muitos diretores de empresas, à ganhar 2 ou 3 milhões de dólares australianos por ano. Em tempo, o Primeiro Ministro da Austrália ganha em torno de A$ 200 mil por ano.
Luizão chegou ao topo na Austrália em apenas 2 horas e 45 minutos.